Clique aqui

Como fazer um bom preparo de calda?

Antes de aplicar:

O primeiro passo é definir a ordem de adição dos produtos. Para isso, é preciso verificar sempre as bulas e rótulos dos produtos que serão utilizados na aplicação e ver qual o tipo de formulação.

A partir disso adicione primeiro os produtos menos solúveis em água e de formulação mais concentrada até chegar a vez dos mais solúveis e em formulações menos concentradas.

Isso melhora as chances de haver a correta abertura de grânulos (WG), molhamento de produto em pó (WP) e dispersão de suspensões (SC, OD e CS).

Sempre que houver a necessidade de se corrigir a água a ser utilizada na pulverização, seja por dureza ou por apresentar um valor de pH abaixo de 5 ou acima de 7.5, deve-se corrigir primeiro toda a água a ser usada no preenchimento do tanque para depois seguir a ordem descrita na tabela ao lado.

IMPORTANTE: Se dois ou mais produtos de mesma formulação forem usados, adicione primeiro o(s) de maior(es) dose(s) por área (ha ou alq).

Como evitar decantação e fitotoxicidade?

Em casos de embalagem hidrossolúvel, continue seguindo o critério de tipo de formulação, e é necessário um período de agitação intensa de 5 minutos, antes de iniciar a pulverização.

Quanto mais produtos WG, WP, SC, OD e CS forem utilizados, mais agitação será necessária dentro do tanque do início ao término da pulverização.

Já os produtos de formulação EC, EW, EO ou ME podem flutuar no tanque e permanecerem sobrenadante. Em tanques onde ocorrer acúmulo de produtos oleosos na superfície da calda, seja pela incompatibilidade ou pela falta de agitação, haverá problemas na aplicação. Isso porque durante a aplicação, conforme o nível de líquido no tanque vai diminuindo, a concentração do produto que estava sobrenadante vai aumentando, muitas das vezes a níveis que podem causar injúrias e problemas nas plantas.    

A solução, em todos os casos, é a mesma: capriche na agitação sempre!

Como checar se a calda pode ou não ser aplicada?

Evite dores de cabeça! 

Passo 1

Coloque em um recipiente transparente, de preferência uma garrafa pet, TODOS os produtos que for utilizar, principalmente os adjuvantes e foliares. Feche a garrafa e a inverta de ponta cabeça, repetindo o movimento por 20 vezes. Feito isso, deixe-a em repouso de 3 a 5 minutos. Utilize o aplicativo UPspray para facilitar o cálculo dos produtos na garrafa e não se esqueça que a mesma deve ser descartada como uma embalagem vazia de defensivo.

Passo 2

Avalie: formação de fase, mudança de cor, formação de grumos, formação de cristais decantados, aquecimento do conteúdo da garrafa, formação de espuma, resíduos no teste de Filtragem.

Como resolver problemas de incompatibilidade de calda?

Colocar os produtos em ordem de adição errada pode causar efeitos indesejáveis, como problemas nas pontas. Caso a ordem correta não tenha sido seguida, refaça o teste em outra garrafa. Se não houver melhora na calda, após colocar os produtos em ordem de adição, repita o procedimento em outras garrafas, retirando um a um os produtos até que seja encontrada a fonte da incompatibilidade. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cálculos automáticos e certeiros para o seu maquinário: evolua a aplicação na lavoura com o aplicativo UPspray.

 

Baixe agora

o UPspray e tenha seu guia de tecnologia de aplicação sempre a mão.

Clique aqui